Banda Filarmónica

Banda Filarmónica
Nos finais do séc. XIX, na nossa localidade, então denominada "Aldeia do Mato", segundo a memória popular, já existia uma Banda de Música, Banda esta que depois se terá dividido em duas a "Portuguesa" e a "Espanhola". Segundo o que se conseguiu apurar, entre 1914 e 1918, as duas filarmónicas fundiram-se dando origem a uma outra que se passou a chamar "Banda Aldematense". A Banda Aldematense interrompeu a sua actividade em 1959, retomando-a em 21 de Junho de 1981, já com a designação de Sociedade Filarmónica Corvalense, nessa altura apenas constituída pela Banda Filarmónica. Desde então muitos foram os músicos que passaram pela nossa banda, sendo actualmente constituída por 36 elementos e tem como Maestro o Sr. Prof. José Manuel da Conceição Tobias, desde 2005.

Coro Polifónico

Coro Polifónico
Em Maio de 2007 decidimos avançar com mais um projecto em pról da música e da cultura na nossa região, a criação de um coro polifónico. É actualmente constituído por 26 elementos, sob a orientação do Sr. Prof. Nelson Conde, que sucedeu ao Sr. Prof. Francisco Rolo, que esteve na origem deste coro. Esperamos assim poder elevar ainda mais o nome da SFC e da nossa localidade.

Escola de Música

Escola de Música
Iniciou a sua actividade em Agosto de 2001. Actualmente funciona com cerca de 30 alunos, orientados pedagogicamente por 5 Professores, decorrendo a maioria das actividades educativas ao sábado.



Solfejo – Prof. Carlos Serrote

Formação Musical – Prof. Nelson Conde

Flauta – Prof. Carlos Serrote

Clarinete – Prof. José Tobias

Saxofone – Prof. José Tobias e Prof. Carlos Serrote

Trompete e Trompa – Prof. Nelson Mendes

Trombones e tubas – Prof. Nelson Conde


Percussão – Prof. Fernando Marques



Do trabalho desenvolvido pela Escola de Musica importa realçar o ingresso de mais de 30 novos elementos na Banda Filarmónica e a criação da Banda Juvenil da Escola de Música da S.F.C, regida pelo Sr. Prof. José Manuel da Conceição Tobias, também coordenador da Escola de Música.


PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS



AÇORES


Photobucket
Entre 10 a 15 de Junho de 2009 a Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense concretizou o objectivo estipulado há cerca de 4 anos, uma deslocação ao arquipélago dos Açores, mais especificamente à ilha de São Miguel. A convite da Banda Filarmónica Aliança dos Prazeres da localidade de Pico da Pedra integrámos as comemorações da Festa do Espírito Santo actuando numa procissão e realizando um concerto.
Foram 5 dias muito agradáveis, durante os quais tivemos oportunidade de conhecer a beleza infinita desta ilha e a amabilidade, humildade e simplicidade do povo açoriano, em especial da população de Pico da Pedra que nos recebeu de forma muito carinhosa. Um muito obrigado.

Sem comentários: